Histórias são um meio importante para nos relacionarmos socialmente. Através delas, circulam valores, comportamentos, formas de agir e de pensar. Por isso, repensar nossas narrativas também é repensar a forma como nos relacionamos com as crianças. Quais histórias estamos contando? Será que, ao invés de repetirmos o que crescemos ouvindo, podemos colaborar para que elas escrevam as suas próprias histórias?

 

Primeiramente, precisamos entender o que é

colaboração

“O engajamento mútuo de participantes em um esforço coordenado para solucionarem juntos um problema”, ou seja, AGIR JUNTOS!

arabesco

 

E para que a colaboração aconteça, 5 valores são essenciais:

simetria

Na vida real significa: Ajudar a criança a agir no mundo.

No lugar de relações demarcadas entre fortes e fracos, opressores e oprimidos, relações que prezam por igualdade, autonomia e cooperação.

simetria

simetria

Na vida real significa: Dar espaços e ferramentas para que as crianças possam interagir.

Possibilidades de comunicação e colaboração em que as próprias crianças estabelecem uma forma de operar, ajudar os amigos e normalizar situações que, às vezes, escapa ao olhar adulto.

O mundo virtual também é potente na interação, sendo cada vez mais estimulado e querido pelas crianças.

simetria

simetria

Na vida real significa: Quando um se coloca no lugar do outro, vê que ele também tem valor e pode negociar.

Acessar espaços que promovam o encontro de diferentes visões de mundo de forma empática a partir do entendimento mútuo, entre as crianças, do ponto de vista umas das outras.

simetria

simetria

Na vida real significa: Motivação Extrínseca x Motivação Intrínseca

A satisfação com a experiência pelo valor da própria experiência, e não somente pelas possíveis recompensas – fazer o que se gosta pode render histórias bem diferentes.

Essa força pode vir de fora (extrínseca) ou de dentro (intrínseca), mas é mais forte quando vem de dentro.

simetria

simetria

Na vida real significa:

- hierarquia

+ interdependência

 

As habilidades de todos são importantes e todas as partes importam na criação conjunta – se todos contribuem, adultos e crianças, o resultado final será positivo.

simetria

leia-mais-azul
crianças se ajudando a levar blocos

 

ERA UMA VEZ

O dilema da mulher moderna de buscar a excelência em todos os campos da vida. Dá pra ter tudo? Sim, mas é preciso aprender a escolher o que conservar.

somos_geracao_alpha_img7

PRAZER, SOMOS A GERAÇÃO ALPHA!
A Geração Alpha redefine padrões de comportamento e, brincando,
revela uma nova visão de mundo.

infancias

INFÂNCIAS
Empoderar as crianças e estimular uma infância livre e real são responsabilidades que demandam o empenho dos adultos para criar novas possibilidades de educação e aprendizagem.