Podcast

As novas ondas musicais

Gente Investiga, programa #2: a música sempre lançou tendências, mas com o avanço da tecnologia, a maneira de consumi-la mudou.

17 jun 2019 | Expoentes Culturais

por Multishow

A música sempre lançou tendências, desde ritmos, passinhos e inspiração para a moda, mas com o avanço da tecnologia, a maneira de consumir esse conteúdo mudou. E é isso que o sociólogo Túlio Custódio e Henrique Diaz, diretor de planejamento da Box 1824, vão debater no episódio “As Novas Ondas Musicais”. O programa, no formato Gente Investiga, faz parte da segunda temporada de podcasts da Plataforma Gente.

De acordo com Henrique, é possível entender muita coisa relacionada ao comportamento das pessoas quando se olha para música. Dessa forma, a indústria começou a seguir o mesmo caminho para tentar decifrar o consumidor e acertar nas suas estratégias: “Tem muita coisa que acontece primeiro na indústria da música e acontece antes do que em outras indústrias, porque como a música é consumida por todo mundo, então o público alvo dela é todo mundo.”.

O bate-papo ainda entra no tema da representatividade, sobre a força que a música tem para expressar sentimentos e frustrações que o público não consegue fazer.  A dupla ainda levanta o debate em cima da música ser mais um pano de fundo no dia a dia dos consumidores do que realmente um produto que é ouvido com cuidado.

Além disso, Henrique também afirma que a profusão de diferentes plataformas musicais oferece a oportunidade de maior distribuição às pessoas. “O mais interessante das novas tecnologias é que, além de dar o acesso as coisas que não podiam chegar até as pessoas, você também dá o acesso de distribuição e isso é muito forte.”, explica.

O podcast “As Novas Ondas Musicais” é baseado no estudo “Na Batida do Coração e da Máquina”, publicado em parceria com a Box 1824, que está disponível na íntegra aqui na Plataforma Gente.

Clique aqui e assine os podcasts "Gente Investiga" com seu player favorito.

leia-mais-azul
musica

 

NA BATIDA DO CORAÇÃO E DA MÁQUINA

O humano e o tecnológico se equacionam nas dimensões da música e trazem novas formas de nos emocionar.

Crédito: iStock-1003676130

 

O CONSUMIDOR TEM RAZÃO

Gente Investiga, programa #1: as referências que passam a ter papel fundamental na jornada de compra e a nova dinâmica racional do consumidor brasileiro.