“Coisa de mulher, né?”.

Eu ouvi essa frase de um grande executivo da nossa indústria nessa semana. Em Cannes. Em pleno 2019.

Por isso, ver Dove, Getty Images e Girlgaze juntos hoje pra falar de representatividade e quebra de estereótipos na beleza, representados por 4 mulheres incríveis e diferentes, foi especialmente recompensador.

Já escrevi sobre liderança e empoderamento em outras coberturas, mas o que vi hoje merece reverberação porque é uma iniciativa maior do que uma mera campanha de comunicação: o projeto “#ShowUs” é uma plataforma que junta colaboração, um modelo de negócio próprio e um propósito claro de mudar o repertório de imagens relacionadas a beleza – um imperativo no cenário atual, em que 6 a cada 10 mulheres não se sentem representadas na mídia.

O projeto é encabeçado pela Dove, mas tem residência no enorme banco de imagens da Getty Images. Mas o que é mais especial é que a captação das imagens foi feita pela Girlgaze, uma plataforma que busca dar visibilidade e paridade de remuneração pra criativas e fotógrafas que se identificam com o sexo feminino. Eles fotografaram em quase 40 países, e em todos eles buscaram um olhar anti-estereótipo – o exemplo que deram foi de uma sessão feita num país muçulmano em que as mulheres foram fotografadas sem o hijab, por exemplo.

O projeto já contabiliza mais de 7000 downloads de imagens, feitas por 9000 empresas diferentes. E deixa um legado maior: mudanças nos critérios de busca e algoritmo da Getty pra favorecer a diversidade, uma plataforma digital pra contratação de profissionais criativas nos mesmos quase 40 países, e funding para se expandir: 10% da receita que a Getty tem com estas imagens é retida pra ser reinvestida no projeto.

Shonda Rhimes, roteirista americana responsável por hits como “Grey’s Anatomy” e “Scandal”, resumiu bem o espírito que precisamos adotar daqui pra frente: “Get comfortable with the idea of getting uncomfortable”. Para ela, o segredo do sucesso é juntar pessoas diferentes, pontos de vista diversos e opiniões díspares numa sala.

Vale conhecer a iniciativa.

Juliana Vilhena Nascimento é Chief Business Officer na F.Biz e colaboradora do B9.

Cannes Lions 2019 traz uma gama de oportunidades, trocas e aprendizados que somente quem está in loco consegue absorver. E por isso, a Plataforma Gente vai apresentar um canal especial no B9 com a cobertura factual e um espaço onde profissionais do mercado criativo poderão compartilhar suas experiências, análises e insights durante os cinco dias de evento.

leia-mais-azul
A Potência da Diversidade

 

A POTÊNCIA DA DIVERSIDADE

“Gente Conversa”, programa #1: como a diversidade é capaz de transformar a comunicação das empresas e seu papel na sociedade.

Respeito às Diferenças

 

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

O papel da diversidade na construção da identidade brasileira reforça o debate sobre tolerância e superação de preconceitos.