O teatro Lumière estava absolutamente lotado. A fila pra entrar era provavelmente uma das mais longas desta edição do Cannes Lions. E o Burger King, mais uma vez, mostrou a que veio.

Depois do sucesso da palestra do ano passado, com o tema Hackvertising, este ano o BK veio com um tema divertido novamente: como sobreviver ao “Adpocalipse”, trocadilho relacionado ao suposto fim dos dias da publicidade.

Fernando Machado e Marcelo Pascoa subiram ao palco pra falar de uma crença fundamental pra eles: a de que criatividade é uma grande fonte de vantagem competitiva a marca.

Para eles, definitivamente, não há limites pra criatividade: eles a exploram de várias formas – e aqui, a mostraram aplicada em design, em tecnologia e no produto.

Eles mostraram como estão utilizando design nas lojas, nas embalagens e nas grelhas pra construir uma experiência melhor nos restaurantes – e pra utilizar melhor as propriedades deles como meio de comunicação, algo fundamental pra uma marca desafiante na categoria.

Depois, usaram dois cases mais conhecidos deles – o Whopper Detour dos EUA e o Burn that Ad do Brasil – pra ilustrar como estão usando criatividade somada a tecnologia pra se apropriar de serviços que são commodities na categoria – como comprar pelo app e usar cupons de desconto.

Mas eles não pararam por aí: o BK lançou, no México, um serviço de delivery em engarrafamentos. Imagina que incrível poder pedir um whopper enquanto você está parado e um motoqueiro vir te entregar. Segundo eles, o serviço é um sucesso e será expandido pra outras cidades, como LA e São Paulo.

Por fim, falaram sobre como usam criatividade pra melhorar e “limpar” os produtos de corantes, conservantes e outros aditivos artificiais. E mostraram o case do Impossible Whopper – um hambúrguer de origem 100% vegetal que fãs da marca não conseguem distinguir do original de carne.

Eles terminaram com uma rápida lista de mandamentos pra sobreviver ao Adpocalypse, que repito a seguir:

Design your way out

Use design pra criar experiências superiores e comunicar sem investimento em mídia.

Doing is better than saying

Experiências são mais fortes que discurso.

New monsters, new weapons

Abrace a tecnologia e a faça proprietária.

Love your product

Se você não ama se produto, mude-o.

Get out

Invista energia nas idéias e corra riscos.

Tá aí um bom conjunto de exemplos que confirma meu ponto de vista de ontem: criatividade não tem limites. E ainda faz, e sempre fará, diferença num ambiente de negócios como o que vivemos atualmente.

[Texto publicado originalmente no B9.]

Juliana Vilhena Nascimento é Chief Business Officer na F.Biz e colaboradora do B9.

Cannes Lions 2019 traz uma gama de oportunidades, trocas e aprendizados que somente quem está in loco consegue absorver. E por isso, a Plataforma Gente vai apresentar um canal especial no B9 com a cobertura factual e um espaço onde profissionais do mercado criativo poderão compartilhar suas experiências, análises e insights durante os cinco dias de evento.

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