São raros os momentos que paramos tudo em nossas vidas. As razões são: vidas cada vez mais aceleradas, interesses cada vez mais pulverizados e um país cada vez mais polarizado. Mas qual a real importância disso tudo? A era do futuro se faz presente e, com as novas tecnologias, as pessoas estão mais empoderadas e se tornaram protagonistas nas suas conexões com o mundo.

 A GRANDE TORCIDA TEM A TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO COMO ESTRELAS 

No mundo atual e virtual, os protagonistas não estão somente em campo. A grande torcida têm a tecnologia e entretenimento como estrelas. Conseguimos inaugurar uma nova era da televisão, e isto é um bom exemplo de como o design único, aliado a tecnologia pode redefinir o futuro do entretenimento. Qualquer informação enriquece a sua experiência durante o jogo, com intermediação da tecnologia e das interações digitais no meio de campo.

Os rituais para acompanhar um jogo mudaram bastante de 2006 para cá. Antes vimos uma ação muito forte dos programas de TV, antes, durante e depois dos jogos. Hoje, acompanhamos a realidade da emoção compartilhada, que permite uma conexão verdadeira por meio das redes sociais, aplicativos, que funcionam como troca de informações e interações entre pessoas do mundo todo, não se restringindo apenas a um ambiente físico.

 A CADA QUATRO ANOS, O TORCEDOR BRASILEIRO BUSCA MAIS INFORMAÇÃO PERSONALIZADA, TECNOLOGIA COLABORATIVA E ENTRETENIMENTO PREZANDO PELA DIVERSIDADE 

A cada quatro anos, o torcedor brasileiro busca mais informação personalizada, tecnologia colaborativa e entretenimento prezando pela diversidade. A cobertura dos grandes jogos é feita por todo mundo, a todo o momento, sendo a cobertura mais visual da história. O torcedor atual quer potencializar a sua experiência televisiva, assistir aos detalhes dos jogos e acompanhar cada lance como se estivesse dentro de campo.

Atenta a esse comportamento a Samsung, por exemplo, criou o aplicativo “SporTV 4K na Rússia”. Mais do que assistir aos jogos ao vivo em 4K, os torcedores contam com reprises de jogos, notícias de dentro e fora do campo, estatísticas e muito mais. A maneira como acompanhamos os grandes jogos mudou completamente. O futuro já é uma realidade.

 

Erico Traldi é Diretor Associado de produto das áreas de TV e Áudio e Vídeo da Samsung Brasil. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, acumula passagens na AmBev, Philips e Sony.

 

 

Leia também:
Torcedores do Brasil  |  Uma análise da relação do brasileiro com a Copa do Mundo desvenda como o maior evento do esporte global é capaz de despertar paixões e parar o país.