“Quem nunca compartilhou primeiro para entender depois que atire a primeira pedra”. É assim que a apresentadora Juliana Wallauer recebe os convidados para “O Forninho dos Memes no Brasil”, novo episódio da segunda temporada de Podcasts da Plataforma Gente. O bate-papo sobre essa linguagem mutante e irrastreável é baseado no estudo “In Meme We Trust”, desenvolvido pela Consumoteca. O material tem objetivo de entender e explicar o que são os memes e como eles são usados atualmente dentro da comunicação.

Para explicar o surgimento dos memes e a atual função desse recurso, o programa conta com a ajuda de três convidados: Carlos Merigo é editor-chefe do B9 e integrante de posdcasts como o Braincast e Código Aberto; Robson Bravo é videomaker do Buzzfeed e participa do Buzzfeed Conection, podcast do site; e Marina Roale, coordenadora de pesquisa da Consumoteca e líder do estudo em questão.

A conversa começa tentando explicar o que é, de onde surgiu e para onde vão os memes. Para Marina, “meme é todo conteúdo que se desloca em rede e vai se modificando, é um organismo mutante”. A pesquisadora também explica que o aumento do uso dos memes na comunicação representa uma mudança na forma como as pessoas se relacionam e que é cada vez mais comum.

Outro ponto levantado é até que ponto os memes tornam os assuntos superficiais. Para Merigo, o recurso pode levar à redução do debate, tornando a discussão menos profunda. “Acho que isso pode acontecer sim, mas para mim, uma pessoa que entra em um assunto e só responde com memes já não quer muito o debate aprofundado”, explica. Já para Juliana, os recursos meméticos são a porta de entrada para discussão de temas mais polêmicos, como a política, por exemplo, tornando a discussão mais acessível.

O quarteto ainda discorre sobre os fatores que explicam o alcance dessa linguagem. Mas afinal, por que ela chega a tantos lugares?

Entre na conversa com a gente.

Clique aqui e assine os podcasts "Gente Conversa" com seu player favorito.

leia-mais-azul
meme

 

IN MEME WE TRUST

A cultura dos memes ultrapassa os limites do humor e passa a pautar as complexidades da nossa comunicação com o mundo.

Meia Palavra

 

MEIA PALAVRA

O poder da comunicação humana e suas nuances nos ajudam a desvendar as raízes dos desentendimentos contemporâneos, investigar a qualidade das trocas humanas e o reflexo disso na forma como enxergamos o mundo.