As redes colaborativas em que são tecidas as relações de apoio e empoderamento feminino estão ajudando a difundir um vocabulário próprio aos tempos atuais. Nessa nova era, a prática e o significado de certas palavras ganham contornos especiais, refletindo o nascimento de uma consciência coletiva acerca da união das mulheres em torno de objetivos comuns.

Nunca foi tão possível se juntar a outras mulheres em busca de apoio para concretizar o que se pretende. Essa conexão serve também para dar uma sensação de pertencimento a um movimento amplo e abrangente.

Essa colaboração em escalas globais oferece a possibilidade de juntar o aprendizado no espaço privado às possibilidades de ação na esfera pública. Pela primeira vez, torna-se possível dimensionar a potência representada pelas mulheres.
Assim, essa consciência tem ajudado as mulheres a perceber que a construção cultural que as oprimiu também lhes ofereceu vantagens, características desenvolvidas ao longo da vida.

Esse processo pode ocorrer de diversas maneiras. Para as mulheres, acabou acontecendo de modo impositivo, quase obrigatório, como uma atitude diante da falta de perspectivas. Ao longo do tempo, esse posicionamento foi se transformando em um traço feminino:

• Saber ouvir e enxergar o outro •

• Fazer escolhas pensando no melhor para o grupo •

• Cuidar •

• Saber estar junto e aproveitar o momento, divertindo-se, muitas vezes, com pouco •

• Saber sentir e esperar •

• Saber cair, levantar, melhorar e seguir em frente •

Se internamente esses traços já estavam intuitivamente assimilados desde há muito tempo, agora eles se refletem na potencialização de três palavras-chave.

Glossário

substantivo feminino

1 fís. propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica

2 fig. capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças

Etimologia

ing. resilience (1824) ‘elasticidade; capacidade rápida de recuperação’

substantivo feminino

1 ato ou efeito de colaborar

2 trabalho feito em comum com uma ou mais pessoas; cooperação, ajuda, auxílio

3 trabalho, ideia, doação etc. que contribui para a realização de algo ou para ajudar alguém; auxílio

Etimologia

colaborar + -ção; cp. fr. collaboration (1759) ‘id.’; ver labor-; f.hist. 1836 collaboração

substantivo feminino

1 faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.)

2 capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela

3 capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc.

3.1 psic processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento do outro

3.2 soc forma de cognição do eu social mediante três aptidões: para se ver do ponto de vista de outrem, para ver os outros do ponto de vista de outrem ou para ver os outros do ponto de vista deles mesmos

Etimologia

prov. do ing. empathy (1904), trad. do al. Einfühlung, der. do gr. empátheia,as ‘paixão’; ver em– e –patia

Essa colaboração em escalas globais oferece a possibilidade de juntar o aprendizado no espaço privado às possibilidades de ação na esfera pública.

Embora não sejam características exclusivamente femininas, ao exercitar tudo isso diariamente, tendo de lidar com questões em relação às quais essas ferramentas eram imprescindíveis, as mulheres acabaram se familiarizando com a prática e o significado dessas palavras (muitas vezes sem saber disso). Essas características fazem parte do repertório da mulher contemporânea.

leiamais-rosa
bg-scrollo8

O MUNDO SECRETO DAS MULHERES

A maneira como as mulheres têm lidado com seu mundo interior traz à tona questões sobre construção de identidade nas esferas pública e privada

tags

leiamais-rosa
bg-scrollo8

O MUNDO SECRETO DAS MULHERES

A maneira como as mulheres têm lidado com seu mundo interior traz à tona questões sobre construção de identidade nas esferas pública e privada

tags