O que é ser mulher? Qual o futuro do binarismo de gênero? Coisa de homem e coisa de mulher? Essas são algumas questões debatidas no episódio “Repensando o feminino”, da temporada de podcasts da Plataforma Gente. Com apresentação de Ju Wallauer, o bate-papo vai ao ar na segunda, dia 2 de setembro, e vai receber a socióloga da Unesp, Heloisa Pait, Ana Paula Xongani, youtuber e militante do feminismo negro e Jöa Clandestina, criadora de conteúdo de arteducação. O episódio inédito é baseado no estudo “A Transformação do Feminino”, também disponível, na íntegra, aqui na plataforma.

O ponto de partida para a conversa é a definição do que é o feminino. Para Ana Paula, o termo é o que ensinaram para ela desde criança. “O feminino é tudo relacionado à mulher, é ser meiga, delicada. Isso é o que me ensinaram, mas a partir das novas ideias e debates, entendo que mudou, e que agora é diferente.”, explica. Já para Heloisa, o termo “é algo que a gente constrói a cada momento, através da roupa, gestos, postura, às vezes endossando o conservadorismo ou, às vezes, questionando essas representações e fazendo o contrário e ignorando.”, afirma a psicóloga. Jöa Clandestina explica que, na sua concepção, o feminino está ligado à transformação. “A ideia de feminino se apresentou para mim como outra possibilidade de existir além daquela que me deram quando eu nasci, impuseram que eu seria um homem e isso nunca fez muito sentido a meu ver.”, declara a militante.

O trio também aborda temas como estereótipo e arquétipo e como essas características pré-definidas pelo outro influenciam na rotina de cada uma delas. As definições de como as mulheres devem se comportar e a mudança da atuação feminina no mercado de trabalho, na relação com os homens, com a família e sociedade ao longo dos anos também é tema do podcast.

Vem ouvir com a gente.

Clique aqui e assine os podcasts "Gente Conversa" com seu player favorito.

leia-mais-azul
A transformação do feminino

 

A TRANSFORMAÇÃO DO FEMININO

Noções do que é feminino se distanciam de antigas limitações sociais e ampliam seus significados para uma fluidez que vai além do binarismo de gênero.

Diálogo - Conexão que atravessa bolhas

 

DIÁLOGO - CONEXÃO QUE ATRAVESSA BOLHAS

Um estudo sobre a qualidade da comunicação nos relacionamentos humanos contemporâneos. Afinal, estabelecer diálogo é fundamental para a conexão real.