Botar alguém no mundo. Baita responsabilidade! E depois criar… Com amor, disponibilidade, respeito. Na empatia, na autonomia. Olhar a criança como indivíduo desde o começo de sua existência, no útero materno. Mostrar o mundo e deixar que ele seja interpretado, lido, curtido, conquistado. Ter prazer de estar junto, compreender anseios e necessidades.

Dizem por aí que criança que vem à luz nesses tempos sonha e realiza. De mente inquieta, transforma. Observa, cria. Pois que venham todas elas com a energia de um vulcão. E que nós, pais e educadores, sejamos lava, magma, cor, calor, emoção.

Isabella Saes é jornalista e apresentadora do podcast Aquelas Duas.

Abaixo no podcast "Aquelas Duas", apresentado por Isabella Saes e Cora Rónai, tem uma rica discussão sobre o tema. O estudo "Eu, criança: presente do futuro"  é o ponto de partida do papo entre as jornalistas que abordam sobre a responsabilidade da criação infantil.

Caso queira ir direto ao assunto, ouça a partir de 16:00.

Texto: Isabella Saes  /  Imagem: Rafa Press © iStock by Getty Images

compartilhe

continue com gente

Documentário “Eu, Criança: Presente do Futuro”

89% das crianças acreditam que podem fazer algo para mudar o mundo. Mas como?

28 nov 2019

por Gloob

Gerações Sem Idade

Eu, Criança: Presente do Futuro

As crianças são capazes de transformar o nosso presente, enquanto estamos endurecidos, polarizados, estanques e nostálgicos – com a leveza de uma brincadeira, elas criam soluções e apontam novos caminhos

26 nov 2019

por Gloob

Gerações Sem Idade

História, games e colaboração

“Gente Conversa”, programa #2: como as histórias e os games influenciam na gamificação e ajudam na construção de habilidades, como a colaboração.

3 jun 2019

por Gloob

Gerações Sem Idade

As histórias que contamos às crianças

Quais histórias estamos contando? Será que, ao invés de repetirmos o que crescemos ouvindo, podemos colaborar para que as crianças escrevam as suas próprias?

15 abr 2019

por Gloob

Gerações Sem Idade

Era uma vez

As histórias que contamos às crianças influenciam a forma como elas enxergam o mundo, vivenciam e se relacionam com a coletividade

19 mar 2019

por Gloob

Gerações Sem Idade

De menina e de menino: gênero e infância

Panelinhas para meninas, carrinhos para meninos. De onde vem essa divisão e por que é prejudicial para a igualdade de gênero?

11 out 2018

por Globosat

Além do Gênero