Desde o final de 2019, o novo Coronavírus se espalhou pelo mundo e está cada dia mais deixando todos em alerta. Cuidados básicos de higiene são imprescindíveis para se proteger contra o vírus, tais como lavar as mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e fazer uso do álcool em gel 70%. Além disso, medidas extras – e necessárias – estão sendo tomadas, tais como proibição de aglomerações, cancelamento de aulas e fechamento de bares e restaurantes. É nesse sentido que empresas também resolveram acatar medidas para frear o novo vírus e estão adotando o home office.

Cada vez mais comum, o home office já era realidade para muitas pessoas antes mesmo do Coronavírus. Porém, agora adotado pela maioria, como organizar o trabalho remoto de forma que todos os colaboradores fiquem na mesma página? E você, que está de trabalhando de casa, como manter a produtividade diariamente? Temos algumas dicas para ajudar todos nessa situação.

Antes de mais nada, não custa repetir alguns cuidados que todos devemos ter contra o Coronavírus:

A transmissão do vírus acontece de 3 maneiras:

Por vias respiratórias
através de gotículas de saliva expelidas na tosse;

Por contato físico
quando essas mesmas gotículas alcançam o olho, nariz e boca através de beijos, apertos de mão e abraços;

Superfícies contaminadas
maçanetas, corrimãos, elevadores, etc.

Por isso é importante:

Lavar as mãos
com sabão até o pulso, esfregando palma e dorso na mão, entre dedos, unhas e polegares;

Tossir ou espirrar protegendo a boca com o antebraço
protegendo as mãos de qualquer gotícula expelida;

Usar álcool gel
nas mãos para eliminar possíveis vírus;

Manter as mãos longe do rosto
antes de lavá-las ou desinfetá-las com álcool gel;

Desinfetar objetos de manuseio contínuo com álcool
tais como teclados, controle-remotos, celulares e maçanetas.

É bom lembrar

Não é aconselhável sair de casa no momento

mas se for necessário, evite lugares muito cheios e mantenha distância de pelo menos 1m de outras pessoas;

Se utilizar qualquer tipo de transporte
mantenha as janelas abertas para o ar circular

Está com sintomas de gripe, como febre e tosse?

O SUS desenvolveu um app para dar melhores orientações sobre a necessidade de procurar ajuda médica através de uma triagem virtual. Para fazer download para iOS, clique aqui. Se seu celular é Android, clique aqui.

Tem mais dúvidas?

Confira a reportagem do Fantástico que esclarece mitos e verdades sobre o Coronavírus clicando aqui.

Fonte: OMS e Ministério da Saúde

A ordem do dia é a distância social, pelo menos física. Com isso, o digital fica ainda mais fortalecido, englobando também o dia a dia profissional. Trabalhar de casa, mais conhecido como home office, é uma das soluções que as empresas encontraram para contribuir com as medidas de prevenção sem necessariamente parar com as suas atividades. 

Para fazer o trabalho fluir da mesma maneira e todos se sentirem à vontade, é necessário preparar a equipe previamente, usando ferramentas de organização de fluxos de trabalho, e investir na comunicação entre todos da equipe.

Preparação da equipe

Teste ferramentas de organização de fluxo de trabalhos. Elas permitem o registro detalhado das atividades a serem desenvolvidas. O Trello pode ser uma ferramenta que atenda às suas necessidades e as do seu grupo.

Home office requer confiança e delegação de atividades. Confie no seu processo de trabalho e dos demais do seu grupo. Para isso, mantenha diálogo constante, seja através de uma call inicial para definição de pauta ou contato entre funcionários durante o dia para sanar dúvidas ou até mesmo diminuir o sentimento de isolamento. O Slack é uma ótima ferramenta para trabalhar a comunicação contínua e o Whereby para calls.

Durante o home office

Você está na sua casa, seu ambiente de lazer, não profissional. Como focar? Todos possuem uma maneira de dar start nas tarefas do home office, seja meditando, fazendo exercício de respiração para aumentar o foco ou indo antes na academia. Crie um divisor de momentos entre lazer e trabalho no mesmo espaço.

Permanecer focado em uma tarefa por muito tempo pode ser quase impossível para alguns. Experimente períodos de foco intercalados por pequenos intervalos. O Forest App simboliza o foco através do crescimento de uma árvore: você escolhe quanto tempo quer focar e, durante esse tempo, não pode mexer no celular, senão a árvore morre. No final do seu home office você pode ter uma linda floresta crescida no aplicativo.

A habilidade de autogestão é testada ao máximo. Faça uma agenda semanal e, se houver a possibilidade, experimente novos horários de trabalho além do comercial e teste a sua produtividade.

Colaboração centralizada

A comunicação é um dos principais fatores de sucesso do home office. Eleja plataformas onde todos consigam ver a disponibilidade de todos. O G Suite é uma ferramenta que centraliza agendas e documentos que, com a devida autorização, podem ser visualizados, comentados e editados por todos os colaboradores.

Eleja um serviço de armazenamento na nuvem para os arquivos da empresa. Essa medida é vital para nenhuma perda de informações e fácil acesso aos arquivos por parte de todos. O Cloud Storage ou Dropbox possibilitam esse armazenamento seguro.

Fonte: Mariana Achutti e Jean Rosier (Sputnik); Stephanie Meneghetti (D3); Social Bakers.

Transformação digital requer ruptura analógica

Essa é uma grande oportunidade para as empresas testarem novas formas organizacionais e de trabalho

Os cuidados com a disseminação do Coronavírus e o isolamento social, que acaba por afetar as dinâmicas do trabalho, compõe uma realidade ainda sem prazo de validade. Empresas e funcionários possuem agora uma oportunidade forçada, mas ainda benéfica, de testar e desenvolver novas formas de trabalho, priorizando o digital, a maior liberdade do home office e, como consequência, desafiar a rigidez da maioria dos ambientes de trabalho. Aliar os cuidados necessários para os dias de hoje com o descobrimento de novas maneiras de produção pode criar um melhor amanhã para as relações de trabalho.

Arte e ilustração: Jordana Leite / Imagem: Jelena Danilovic / Texto: Gustavo Kievel

compartilhe

continue com gente

Hackeando o cérebro: produtividade no trabalho

Tirando o crachá #4 –  Vamos falar sobre produtividade no trabalho e como aplicar dicas que nos ajudem a fazer mais em menos tempo, sem perder a qualidade.

3 mar 2020

por Globosat

Comportamentos Emergentes

Tipos de cuidar

Gente Investiga, programa #6: como as relações parentais e os estilos de cuidar na infância se refletem no comportamento das crianças?

14 out 2019

por Gloob

Gerações Sem Idade

Geração Z no futuro do trabalho

Gente Investiga, programa #5: A Geração Z chegou ao mercado de trabalho. A previsão é que em 2020 eles ocupem mais de 20% das vagas. O que isso significa?

16 set 2019

por Globosat

Gerações Sem Idade

Diálogo – Conexão que atravessa bolhas

Um estudo sobre a qualidade da comunicação nos relacionamentos humanos contemporâneos – afinal, estabelecer diálogo é fundamental para a conexão real

14 jul 2019

por Globosat

Comportamentos Emergentes

História, games e colaboração

“Gente Conversa”, programa #2: como as histórias e os games influenciam na gamificação e ajudam na construção de habilidades, como a colaboração.

3 jun 2019

por Gloob

Gerações Sem Idade

Resiliência, colaboração e empatia: o glossário das mulheres

As redes colaborativas em que são tecidas as relações de apoio e empoderamento feminino estão ajudando a difundir um vocabulário próprio aos tempos atuais.

3 ago 2018

por GNT

Além do Gênero