Podcast

Diálogos entre muros

Gente Conversa, programa #4: Cada vez com mais frequência a sociedade enfrenta dificuldades para se reconectar com uma boa conversa. Quais são os caminhos?

26 ago 2019 | Comportamentos Emergentes

por Globosat

Cada vez com mais frequência a sociedade enfrenta dificuldades para se reconectar com uma boa conversa. Quais são os caminhos para isso? Essa e outras questões são o ponto de partida de “Diálogos entre muros”, o quarto episódio da série Gente Conversa.

Baseado no estudo “Diálogo: conexão que atravessa bolhas”, o podcast tem à mesa Guilherme Valadares, fundador do “Papo de Homem” e membro do Comitê #ElesporElas da ONU Mulheres; André Freire, curador de conhecimento da Inesplorato e Jup do Bairro, multiartista e apresentadora no programa TransMissão do Canal Brasil.

A apresentadora Ju Wallauer questiona se estamos realmente usando as redes sociais para nos comunicar. Para ela, “a tecnologia ajuda, mas existe uma pasteurização e tudo acaba virando a mesma coisa”. A partir desse ponto, os convidados citam exemplos de pessoas que usam a internet para mostrar quem elas gostariam de ser e não são na vida longe dos celulares e computadores. Outra questão é a intolerância. Mais uma vez as telas permitem que os usuários consigam demonstrar o que estão sentindo e não sejam cuidadosos com a opinião do outro.

Já Jup do Bairro afirma que quando o assunto é feminismo, gênero e negritude, há um estranhamento. “As redes sociais têm um gostinho de mundo ideal, lá conseguimos ser quem queremos e assim criar várias bolhas. Passamos a receber apenas as informações que escolhemos e vamos segregando cada vez mais. Quando falamos em assuntos como feminismo e negritude, por exemplo, acho que seja natural o estranhamento porque é um processo de autoconhecimento, você sai da sua bolha para começar a entender as questões do outro.”, explica.

O episódio ainda entra na temática de lugar de fala das pessoas e discute autoconhecimento para entender melhor o outro. A relação com crianças, diálogo no trabalho e relações interpessoais também fazem parte do debate baseado no estudo.

Entre na conversa e vem com a gente.

Clique aqui e assine os podcasts "Gente Conversa" com seu player favorito.

compartilhe

continue com gente

Deixa o conteúdo te levar

Não existem mais barreiras entre linear e digital. TV é o que você quiser. E isso é incrível

14 out 2019

por Globosat

Comportamentos Emergentes

Narrativas (des)construídas

Descubra as tendências de produção e consumo de narrativas, mostrando a diversidade dessa cena que amplia o alcance de vozes

13 jul 2019

por Globo

Expoentes Culturais

Diálogo – Conexão que atravessa bolhas

Um estudo sobre a qualidade da comunicação nos relacionamentos humanos contemporâneos – afinal, estabelecer diálogo é fundamental para a conexão real

14 jul 2019

por Globosat

Comportamentos Emergentes