Uma paixão nacional invade a praça pública a cada quatro anos. De Norte a Sul do país, crianças e adultos têm se engajado na tarefa de trocar figurinhas para completar seus álbuns da Copa do Mundo, um fenômeno já típico na história dos Mundiais, que sobrevive mesmo em tempos de imaterialidade e predominância do conteúdo digital.

Essa tradição vem de longa data: o primeiro registro de álbum de figurinhas colecionáveis no Brasil é da Copa de 1950, sediada no país. Porém, foi na Copa de 1970 que a empresa italiana Panini lançou seu primeiro álbum, dando início à febre que se tornaria mundialmente celebrada.

Completar o álbum tem importância pessoal e até

patriótica — tal qual as disputas em campo.

Mesmo cercados de tecnologia e acesso imediato a conteúdos digitais, os torcedores utilizam diversos recursos para a montagem dos álbuns. Seja mobilizando amigos ou controlando a coleção de cromos em grupos nas redes sociais ou apps, criando tutoriais e depoimentos ou, ainda, amplificando a solidariedade para ajudar quem apenas sonhou em ter o próprio álbum.

De acordo com o CEO da Panini America, Mark Warsop, dificilmente o digital substituirá o prazer de adquirir os pacotes de figurinhas e rasgá-los para, então, descobrir o que há dentro deles. Os milhares de colecionadores em todo o mundo concordam.

compartilhe

continue com gente

eSports na TV

A popularidade dos esportes eletrônicos ultrapassa o digital e chega às telas da televisão

6 fev 2020

por Globosat

Esporte Para Sentir

Vozes femininas contam história do futebol

Os desafios e as glórias enfrentados pela jornalista e cineasta Marcela Coelho na direção do documentário sobre um dos maiores times brasileiros

14 nov 2019

por SporTV

Esporte Para Sentir

Linha do tempo do futebol feminino

Entre dribles e gols, o futebol feminino chega à Copa do Mundo da França 2019 precedido por um histórico de superações, conquistas e empoderamento.

28 jun 2019

por SporTV

Esporte Para Sentir

Olé! Conheça os números vitoriosos e históricos do futebol feminino

A Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 dribla preconceitos e disputa conquistas históricas dentro e fora dos gramados.

por SporTV

Esporte Para Sentir

Mulheres no Futebol

Minidocumentário debate sobre a história da mulher no Brasil, com foco no universo do futebol, e aborda a evolução feminina ao longo dos anos no esporte.

22 maio 2019

por Vox We Study People

Além do Gênero

Torcedores em rede

Copa do Mundo 2018 bateu recordes de engajamento virtual: conheça os números.

26 jul 2018

por SporTV

Esporte Para Sentir

As cores do futebol

A lacuna na diversidade étnica entre os treinadores de futebol destoa da crescente demanda por representatividade nos esportes.

19 jul 2019

por Globosat

Esporte Para Sentir

A Copa e a torcida brasileira

Neste vídeo, você vai descobrir o que mais motivou a torcida brasileira nas Copas, os seus rituais e os tipos de torcedores.

17 jul 2018

por SporTV

Esporte Para Sentir

Catarse coletiva: a experiência do torcedor nos estádios

A presença do torcedor no estádio é um poderoso combustível para a paixão pelo futebol. A emoção compartilhada in loco gera um sentimento inigualável.

25 jul 2018

por SporTV

Esporte Para Sentir

No futebol, o pior cego é o que só vê a bola

Futebol é muito mais do que um esporte. Mergulhe nessa mística e entenda como a imagem dos ídolos transcendeu as 4 linhas e se modificou ao longo do tempo.

3 jul 2018

por SporTV

Esporte Para Sentir

Muito mais do que futebol

O período da copa mexe com cotidiano das pessoas. Paramos as preocupações por noventa minutos e damos um jeito de acompanhar os grandes jogos de futebol.

29 jun 2018

por Samsung

Esporte Para Sentir

Torcedores do Brasil

Uma análise da relação do brasileiro com a Copa do Mundo desvenda como o maior evento do esporte global é capaz de despertar paixões e parar o país

18 maio 2018

por SporTV

Esporte Para Sentir