Podcast

História, games e colaboração

“Gente Conversa”, programa #2: como as histórias e os games influenciam na gamificação e ajudam na construção de habilidades, como a colaboração.

3 jun 2019 | Gerações Sem Idade

por Gloob

História, games e colaboração. O novo programa da 2ª temporada de podcasts da Plataforma Gente tem a participação de Anna Mezashi (Gloob), Daniela Tófoli (Revista Crescer) e Cris Dias (B9). O bate-papo comandado pela Ju Wallauer debate sobre como as histórias e os games influenciam na gamificação e ajudam na construção de habilidades, como a colaboração.

O ponto de partida é o papel das histórias no aprendizado e no desenvolvimento das crianças. Para Daniela “a história organiza o mundo infantil, é um treino para vida adulta e ajuda os pequenos a se projetarem para o que querem ser no futuro”. Nesse cenário, qual o papel dos jogos na construção de cooperação e reconhecimento das próprias frustações para crianças? E é aqui que entra o debate sobre games e tecnologia, que, segundo Ju, é um tema que assusta mais os pais do que as crianças, já que os pais não tiveram tanto acesso à tecnologia quanto as crianças atualmente.

O quarteto ainda discorre sobre os benefícios dos jogos, mas sempre reforçando a importância do cuidado e da supervisão dos pais. Além da aproximação, persistência, criatividade, habilidade motora e visão estratégica também são algumas características desenvolvidas pelos usuários de jogos. Em um paralelo com a vida adulta, os convidados também falam sobre trabalho e relacionamento. “Essa geração cria conteúdo desde sempre. Os jogos desenvolvem habilidade gerenciais, divisão de papeis, trabalho em equipe, exercício de colaboração.”, afirma Ju Wallauer.

Por fim, os convidados fazem uma contraposição à gamificação. “Temos que prestar atenção o quanto estamos tornando esse mundo tão legal quanto os games. Nenhum chefe vai gamificar a vida, os adultos não cumprem uma tarefa no trabalho e ganham aumento de imediato, por exemplo.”, explica Daniela. Já Cris lembra sobre os processos em casa. “Temos o hábito de dar sempre alguma coisa em troca para criança após as tarefas, se arruma a cama ganha um presentinho, mas temos que fazer nossos filhos se sentirem parte daquele lugar, com direitos e deveres.”.

O segundo programa da série de podcasts “Gente Conversa” é baseado no estudo “Era uma vez” disponível aberto e na íntegra aqui na plataforma.

Clique aqui e assine os podcasts "Gente Conversa" com seu player favorito.

compartilhe

continue com gente

Criatividade no Século XXI

Gente Conversa, programa #7: De onde vem as ideias? Qual é o papel do nosso corpo no processo? Neste oceano de informação: os dados são farol ou são sereia?

28 out 2019

por Globosat

Comportamentos Emergentes

Games & eSports: entretenimento, esporte e profissão

Gente Conversa, programa #6: qual é o cenário e o perfil do consumidor de eSports no Brasil? Milhões de fãs e cifras milionárias, jogar é coisa séria.

30 set 2019

por SporTV

Esporte Para Sentir

Boas histórias nos conectam

Especial Jornalistas: para Soraia Alves, repórter do B9, o jornalismo conseguiu unir suas paixões e ainda ser uma ferramenta de ajuda ao próximo.

8 abr 2019

por Globosat

Expoentes Culturais

As histórias que contamos às crianças

Quais histórias estamos contando? Será que, ao invés de repetirmos o que crescemos ouvindo, podemos colaborar para que as crianças escrevam as suas próprias?

15 abr 2019

por Gloob

Gerações Sem Idade

Era uma vez

As histórias que contamos às crianças influenciam a forma como elas enxergam o mundo, vivenciam e se relacionam com a coletividade

19 mar 2019

por Gloob

Gerações Sem Idade

Diversão decodificada

Um estudo sobre diversão e as válvulas de escape que alimentam a alegria dos brasileiros – quais padrões se repetem em nosso comportamento e quais gatilhos disparam nossos momentos de diversão?

10 dez 2018

por Multishow

Expoentes Culturais