O Dia das Mães é uma das datas comerciais que mais agitam o mercado do varejo virtual. As marcas se mobilizam, criam campanhas especiais e convertem muito. Para você ter uma ideia, em 2018 os e-commerces faturaram R$2,11 bilhões, registrando um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ou seja: as expectativas para 2019 estão altas. E, na hora de pensar sua estratégia de vendas para o evento, que tal ter uma boa visão sobre o que os consumidores esperam das lojas, o que pretendem comprar e para quem?

Pois é exatamente isso – e muito mais – que a nossa Pesquisa de Intenção de Compra para o Dia das Mães, feita em parceria com o pessoal da Mind Miners, revela. Por exemplo: 59,9% dos respondentes afirmaram que pretendem ir às compras e, destes, 39% já estão pesquisando por ofertas.

Quer ver mais detalhes do estudo? Então vem!

PERFIL DOS RESPONDENTES

O nível de confiança desta pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 4,45%, para cima ou para baixo.

É importante destacar, no entanto, que a base usada para a Pesquisa de Intenção de Compra - Dia das Mães 2019 é composta por respondentes da plataforma da MindMiners. A amostra não é, portanto, aleatória e não representa o perfil brasileiro em sua totalidade, sendo interessante observar o perfil sociodemográfico deste público – de classe social e faixas etárias, principalmente.

Por exemplo: para essa pesquisa, falamos com 484 consumidores de todo o Brasil, sendo que a região com maior representatividade de respondentes foi o Sudeste, com 53,3%, seguida do Nordeste, com 21,9% e Sul, com 13,4%. Além disso, 56% das pessoas que participaram do estudo se identificaram como sendo do gênero feminino e 44%, masculino e as classes sociais predominantes foram B2 (33,9%), C1 (26%) e B1 (16,7%).

gênero: 56% feminino, 44% masculino
Faixa etária: 40,7% 16 anos a 24; 20,5% de 25 a 30 anos; 27% de 31 a 40 anos; e 11% acima de 41 anos.
Perfil demográfico: 53,3% da região sudoeste
Classe social: 33,9% da B2

QUEM VAI COMPRAR: DECIDIDOS vs INDECIDOS

Os consumidores pretendem comprar no Dia das Mães?

59,9% pretendem, 16,7% não pretendem e 23,3% ainda não decidiram

Como a gente disse na introdução, 59,9% dos respondentes da nossa pesquisa afirmaram que pretendem ir às compras para o Dia das Mães de 2019.

Já outros 23,3% ainda não se decidiram e 16,7% não pretendem presentear na data. No entanto, a gente perguntou para essas pessoas, que não demonstraram uma intenção imediata de compra, o que faria elas mudarem de ideia.

Quais fatores levariam os consumidores a comprar no Dia das Mães?

fatores-a-comprar

E, como já era de se esperar, preços e promoções são fatores determinantes, que os levariam a fechar um pedido.

#DICA: Os consumidores indecisos deram a palavra: uma boa oferta pode fazê-los converter no seu site durante o Dia das Mães. Essa é a hora de aquecer sua base, comunicar todas as vantagens que você separou para a data e garantir essas vendas para a sua marca.

AS PESSOAS JÁ ESTÃO PESQUISANDO?

Os consumidores já começaram a pesquisar onde fazer as compras de Dia das Mães?

39% sim, 61% não

Dos respondentes que disseram que vão comprar algo para o Dia das Mães, 39% já estão pesquisando por ofertas...

E, dos outros 61%, a maioria vai começar a pesquisar apenas com 7 dias de antecedência para o evento.

Com quanto tempo de antecedência os consumidores pretendem começar a pesquisar por ofertas?

pesquisas

Isso quer dizer que você pode adiar suas estratégias de vendas? Não é bem assim. Apesar de parecer existir uma tendência entre os consumidores para deixar as compras para última hora – coisa que a gente identificou no nosso relatório do Dia das Mães de 2018, em que os picos de venda ocorreram na semana que antecedeu o evento – muita gente vai começar a pesquisar pelo menos 15 dias antes.

#DICA: Sua marca pode se conectar e começar a falar com os consumidores pra já. Assim, quando estiverem prontos para fechar o pedido, é mais provável que lembrem da sua loja, aumentando as suas chances de conversão.

Com quanto tempo de antecedência os consumidores pretendem começar a pesquisar por ofertas?

antecedencia
* a soma excede 100% uma vez que os respondentes puderam optar por mais de um meio de pesquisa

Sites de busca, como Google e Bing, são o meio favorito dos consumidores na hora de pesquisar produtos.

Mas os próprios sites dos e-commerces são, também, uma fonte muito procurada (por 52,4% dos respondentes) e competitiva nesse processo – o que mostra como fortalecer o posicionamento da sua marca e ser lembrado pelo consumidor faz toda a diferença na hora de melhorar a performance durante eventos comerciais como o Dia das Mães.

LOJAS FÍSICAS vs LOJAS VIRTUAIS

Na hora de finalizar a compra, o consumidor prefere:

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Quando se trata de pesquisar os presentes para o Dia das Mães, 57,6% dos respondentes afirmaram que preferem fazer suas buscas online. No entanto, a maioria (62,1%) ainda afirma que, na hora de comprar, optariam pelas lojas físicas.

#DICA: Vale ficar alerta e explorar os pontos que os consumidores acham mais sensíveis na hora de comprar. Um site seguro, que oferece uma experiência de compra completa e orgânica, além de vantagens relevantes, tem um bom apelo para conquistar até os clientes mais desconfiados.

A FIDELIDADE DOS CLIENTES

Os consumidores pretendem comprar nas mesmas lojas em que compraram no Dia dos Mães de 2018?

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Quando se trata da fidelidade do cliente, parece que maioria (65,9%) das pessoas que responderam a nossa pesquisa ainda não estão muito convencidas a investir na mesma loja em que compraram no Dia das Mães de 2018.

#DICA: Essa é uma boa oportunidade para oferecer condições especiais para aquele consumidor que já confiou na sua marca antes. Mimos ou promoções exclusivas para esse grupo incentivam a recompra e melhoram a sua performance, tanto no dia a dia, quanto em ocasiões especiais, como no Dia das Mães.

Por que pretendem comprar na(s) mesma(s) loja(s)?

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Por isso, a gente perguntou pra elas, também, o que faria com que comprassem na mesma loja este ano e, adivinha! A “qualidade dos produtos” apareceu como o fator mais relevante para 30,6% dos respondentes, seguido de “preço”, com 19,4% e “formas de pagamento” e “prazo de entrega”, ambos com 13,9%.

O que levaria os consumidores a comprarem em uma loja que ainda não conhecem?

lojas-nao-conhecem

O “preço” aparece como o principal fator que faria com que 41% das pessoas apostassem numa loja nova. Além disso, a “qualidade dos produtos” e “indicação de amigos” também são relevantes em 27,9% e 12,4%, respectivamente, na hora de conquistar novos clientes para sua loja durante o período.

QUEM VAI GANHAR PRESENTE

Quantas pessoas devem ser presenteadas no Dia das Mães 2019?

pessoas-presenteadas

Nossa pesquisa apontou que a maioria dos respondentes (55,2%) pretende presentear apenas uma pessoa.

Quem os consumidores pretendem presentear?

quem-ganha-presente

* a soma excede 100% uma vez que os respondentes puderam optar por mais de uma pessoa

As “mães” – como era de se esperar – são as estrelas da data. No entanto, sogras, avós, esposas e madrinhas também aparecem na lista, junto de irmãs, amigas e, inclusive as mães que vão presentear a si mesmas, no gráfico representadas pela categoria “outros”.

OS PRESENTES FAVORITOS PARA A DATA

Quais categorias de produto os consumidores pretendem comprar?

categorias-presentes

* a soma excede 100% uma vez que os respondentes puderam optar por mais de uma categoria

Moda e Acessórios, Beleza e Saúde e Eletrodomésticos são as categorias que prometem vender mais para o Dia das Mães, de acordo com os respondentes da nossa pesquisa.

Quais produtos, em específico, pretendem comprar?

produtos-presentes

E a gente analisou também com quais produtos, em específico, as pessoas pretendem presentear. Os top 10 são:

QUANTO E COMO VÃO PAGAR?

Quanto os consumidores pretendem investir, em média:

quanto

72% dos respondentes afirmaram que devem investir a partir de R$50, sendo que, destes, 39,6% vai manter os pedidos até R$100; 25,1% de R$100 a R$500; e 7,3% acima de R$500.

Quais formas de pagamento pretendem usar?

pagamento

* a soma excede 100% uma vez que os respondentes puderam optar por mais de um meio de pagamento

Para pagar pelos mimos, 61,1% afirmou preferir usar dinheiro; 54,1%, cartão de crédito; e 40,9%, débito.

Os consumidores pretendem parcelar suas compras?

parcelar-compra

35,6% dos respondentes pretendem parcelar suas compras.

Em quantas vezes pretendem parcelar suas compras?

quantas-parcelas

Destas pessoas que pretendem parcelar, 36,1% pretendem dividir a compra em 3 parcelas.

Os consumidores pretendem dividir o valor do presente? Com quem?

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E olha, grande parte dos respondentes da pesquisa parecem estar com “bala na agulha”, afinal 80,2% não pretende dividir as compras com ninguém.

Por que pretendem dividir o valor do presente?

porque-dividir

No entanto, para aquelas pessoas que decidiram dividir a responsa, “a possibilidade de comprar um presente melhor” ou “economizar nos custos” falou mais alto.

Dia das Mães é uma das datas mais importantes do mercado no país. É um período de muitas ações, dentre promoções e campanhas de marcas. Fique atento às oportunidades de captar os consumidores conforme os destaques de comportamento apontados neste estudo sem, obviamente, desassociar aos valores da sua marca para comunicar-se de forma proprietária.

FONTE:
MindMiners, 2019

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