1.
PERFIL DOS RESPONDENTES

2.
QUEM VAI COMPRAR: DECIDIDOS vs INDECIDOS

3.
AS PESSOAS JÁ ESTÃO PESQUISANDO?

4.
LOJAS FÍSICAS vs LOJAS VIRTUAIS

5.
A FIDELIDADE DOS CLIENTES

6.
QUEM VAI GANHAR PRESENTE

7.
OS PRESENTES FAVORITOS PARA A DATA

8.
QUANTO E COMO VÃO PAGAR?

O Dia das Mães é uma das datas comerciais que mais agitam o mercado do varejo virtual. As marcas se mobilizam, criam campanhas especiais e convertem muito. Para você ter uma ideia, em 2018 os e-commerces faturaram R$2,11 bilhões, registrando um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ou seja: as expectativas para 2019 estão altas. E, na hora de pensar sua estratégia de vendas para o evento, que tal ter uma boa visão sobre o que os consumidores esperam das lojas, o que pretendem comprar e para quem?

Pois é exatamente isso – e muito mais – que a nossa Pesquisa de Intenção de Compra para o Dia das Mães, feita em parceria com o pessoal da Mind Miners, revela. Por exemplo: 59,9% dos respondentes afirmaram que pretendem ir às compras e, destes, 39% já estão pesquisando por ofertas.

Quer ver mais detalhes do estudo? Então vem!

O nível de confiança desta pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 4,45%, para cima ou para baixo.

É importante destacar, no entanto, que a base usada para a Pesquisa de Intenção de Compra - Dia das Mães 2019 é composta por respondentes da plataforma da MindMiners. A amostra não é, portanto, aleatória e não representa o perfil brasileiro em sua totalidade, sendo interessante observar o perfil sociodemográfico deste público – de classe social e faixas etárias, principalmente.

Por exemplo: para essa pesquisa, falamos com 484 consumidores de todo o Brasil, sendo que a região com maior representatividade de respondentes foi o Sudeste, com 53,3%, seguida do Nordeste, com 21,9% e Sul, com 13,4%. Além disso, 56% das pessoas que participaram do estudo se identificaram como sendo do gênero feminino e 44%, masculino e as classes sociais predominantes foram B2 (33,9%), C1 (26%) e B1 (16,7%).

gênero: 56% feminino, 44% masculino
Faixa etária: 40,7% 16 anos a 24; 20,5% de 25 a 30 anos; 27% de 31 a 40 anos; e 11% acima de 41 anos.
Perfil demográfico: 53,3% da região sudoeste
Classe social: 33,9% da B2

Os consumidores pretendem comprar no Dia das Mães?

59,9% pretendem, 16,7% não pretendem e 23,3% ainda não decidiram

Como a gente disse na introdução, 59,9% dos respondentes da nossa pesquisa afirmaram que pretendem ir às compras para o Dia das Mães de 2019.

Já outros 23,3% ainda não se decidiram e 16,7% não pretendem presentear na data. No entanto, a gente perguntou para essas pessoas, que não demonstraram uma intenção imediata de compra, o que faria elas mudarem de ideia.

Quais fatores levariam os consumidores a comprar no Dia das Mães?

fatores-a-comprar

E, como já era de se esperar, preços e promoções são fatores determinantes, que os levariam a fechar um pedido.

#DICA: Os consumidores indecisos deram a palavra: uma boa oferta pode fazê-los converter no seu site durante o Dia das Mães. Essa é a hora de aquecer sua base, comunicar todas as vantagens que você separou para a data e garantir essas vendas para a sua marca.

Os consumidores já começaram a pesquisar onde fazer as compras de Dia das Mães?

39% sim, 61% não

Dos respondentes que disseram que vão comprar algo para o Dia das Mães, 39% já estão pesquisando por ofertas...

E, dos outros 61%, a maioria vai começar a pesquisar apenas com 7 dias de antecedência para o evento.

Com quanto tempo de antecedência os consumidores pretendem começar a pesquisar por ofertas?

pesquisas

Isso quer dizer que você pode adiar suas estratégias de vendas? Não é bem assim. Apesar de parecer existir uma tendência entre os consumidores para deixar as compras para última hora – coisa que a gente identificou no nosso relatório do Dia das Mães de 2018, em que os picos de venda ocorreram na semana que antecedeu o evento – muita gente vai começar a pesquisar pelo menos 15 dias antes.

#DICA: Sua marca pode se conectar e começar a falar com os consumidores pra já. Assim, quando estiverem prontos para fechar o pedido, é mais provável que lembrem da sua loja, aumentando as suas chances de conversão.

Com quanto tempo de antecedência os consumidores pretendem começar a pesquisar por ofertas?

antecedencia
* a soma excede 100% uma vez que os respondentes puderam optar por mais de um meio de pesquisa

Sites de busca, como Google e Bing, são o meio favorito dos consumidores na hora de pesquisar produtos.

Mas os próprios sites dos e-commerces são, também, uma fonte muito procurada (por 52,4% dos respondentes) e competitiva nesse processo – o que mostra como fortalecer o posicionamento da sua marca e ser lembrado pelo consumidor faz toda a diferença na hora de melhorar a performance durante eventos comerciais como o Dia das Mães.

Na hora de finalizar a compra, o consumidor prefere:

preferencia-pesquisa

Quando se trata de pesquisar os presentes para o Dia das Mães, 57,6% dos respondentes afirmaram que preferem fazer suas buscas online. No entanto, a maioria (62,1%) ainda afirma que, na hora de comprar, optariam pelas lojas físicas.

#DICA: Vale ficar alerta e explorar os pontos que os consumidores acham mais sensíveis na hora de comprar. Um site seguro, que oferece uma experiência de compra completa e orgânica, além de vantagens relevantes, tem um bom apelo para conquistar até os clientes mais desconfiados.

Os consumidores pretendem comprar nas mesmas lojas em que compraram no Dia dos Mães de 2018?

mesmas-lojas

Quando se trata da fidelidade do cliente, parece que maioria (65,9%) das pessoas que responderam a nossa pesquisa ainda não estão muito convencidas a investir na mesma loja em que compraram no Dia das Mães de 2018.

#DICA: Essa é uma boa oportunidade para oferecer condições especiais para aquele consumidor que já confiou na sua marca antes. Mimos ou promoções exclusivas para esse grupo incentivam a recompra e melhoram a sua performance, tanto no dia a dia, quanto em ocasiões especiais, como no Dia das Mães.

Por que pretendem comprar na(s) mesma(s) loja(s)?

porque-mesmas-lojas

Por isso, a gente perguntou pra elas, também, o que faria com que comprassem na mesma loja este ano e, adivinha! A “qualidade dos produtos” apareceu como o fator mais relevante para 30,6% dos respondentes, seguido de “preço”, com 19,4% e “formas de pagamento” e “prazo de entrega”, ambos com 13,9%.

O que levaria os consumidores a comprarem em uma loja que ainda não conhecem?

lojas-nao-conhecem

O “preço” aparece como o principal fator que faria com que 41% das pessoas apostassem numa loja nova. Além disso, a “qualidade dos produtos” e “indicação de amigos” também são relevantes em 27,9% e 12,4%, respectivamente, na hora de conquistar novos clientes para sua loja durante o período.

Quantas pessoas devem ser presenteadas no Dia das Mães 2019?

pessoas-presenteadas

Nossa pesquisa apontou que a maioria dos respondentes (55,2%) pretende presentear apenas uma pessoa.

Quem os consumidores pretendem presentear?

quem-ganha-presente

* a soma excede 100% uma vez que os respondentes puderam optar por mais de uma pessoa

As “mães” – como era de se esperar – são as estrelas da data. No entanto, sogras, avós, esposas e madrinhas também aparecem na lista, junto de irmãs, amigas e, inclusive as mães que vão presentear a si mesmas, no gráfico representadas pela categoria “outros”.

Quais categorias de produto os consumidores pretendem comprar?

categorias-presentes

* a soma excede 100% uma vez que os respondentes puderam optar por mais de uma categoria

Moda e Acessórios, Beleza e Saúde e Eletrodomésticos são as categorias que prometem vender mais para o Dia das Mães, de acordo com os respondentes da nossa pesquisa.

Quais produtos, em específico, pretendem comprar?

produtos-presentes

E a gente analisou também com quais produtos, em específico, as pessoas pretendem presentear. Os top 10 são:

Quanto os consumidores pretendem investir, em média:

quanto

72% dos respondentes afirmaram que devem investir a partir de R$50, sendo que, destes, 39,6% vai manter os pedidos até R$100; 25,1% de R$100 a R$500; e 7,3% acima de R$500.

Quais formas de pagamento pretendem usar?

pagamento

* a soma excede 100% uma vez que os respondentes puderam optar por mais de um meio de pagamento

Para pagar pelos mimos, 61,1% afirmou preferir usar dinheiro; 54,1%, cartão de crédito; e 40,9%, débito.

Os consumidores pretendem parcelar suas compras?

parcelar-compra

35,6% dos respondentes pretendem parcelar suas compras.

Em quantas vezes pretendem parcelar suas compras?

quantas-parcelas

Destas pessoas que pretendem parcelar, 36,1% pretendem dividir a compra em 3 parcelas.

Os consumidores pretendem dividir o valor do presente? Com quem?

dividir-compra

E olha, grande parte dos respondentes da pesquisa parecem estar com “bala na agulha”, afinal 80,2% não pretende dividir as compras com ninguém.

Por que pretendem dividir o valor do presente?

porque-dividir

No entanto, para aquelas pessoas que decidiram dividir a responsa, “a possibilidade de comprar um presente melhor” ou “economizar nos custos” falou mais alto.

Dia das Mães é uma das datas mais importantes do mercado no país. É um período de muitas ações, dentre promoções e campanhas de marcas. Fique atento às oportunidades de captar os consumidores conforme os destaques de comportamento apontados neste estudo sem, obviamente, desassociar aos valores da sua marca para comunicar-se de forma proprietária.

FONTE:
MindMiners, 2019

compartilhe