De forma condensada em texto e imagem, os memes carregam, muito mais do que somente humor, a possibilidade de transmitir conteúdos diversos. Com essa premissa em mente, a criação memética tem expandido os limites de circulação e alcançado as estratégias de comunicação de diferentes organizações e empresas.

Se no campo da educação e em sala de aula os memes já vêm sendo utilizados como recursos capazes de criar pontes com o público jovem, em outras áreas eles começam a ganhar espaço como recurso comunicacional.

Ao buscar uma linguagem acessível, iniciativas jornalísticas utilizam a lógica dos memes – apontados como um novo gênero textual da era digital – para informar com precisão e sagacidade. 

O MemeNews, uma newsletter diária gratuita, surgiu a partir do debate entre um grupo de especialistas sobre como unir mudanças sociais e humor. Com financiamento da Open Society Foundations, o projeto utiliza memes e GIFs para transmitir aos seus assinantes um noticiário político condensado com elementos de humor crítico. 

Isso não significa que o público seja o mesmo que consome memes nas redes sociais. Por ser uma newsletter, o recorte do uso de e-mail restringe a circulação ao público da faixa etária que ainda utiliza esse meio de comunicação. Para ampliar o público, o projeto também replica os conteúdos em seus perfis no Instagram e no Facebook.

Fonte: MemeNews, em entrevista ao #Museudememes

Fonte: Google Trends

Fonte: GQ

Em outros contextos, a potência criativa dos memes tem sido empregada como estratégia publicitária. O Guaraná Antarctica, interessado em explorar a linguagem memética em suas campanhas e, ao mesmo tempo, promover uma competição de criatividade entre os consumidores, lançou uma “estartape” virtual chamada Memearia. Em disputa, o prêmio principal de R$ 20 mil e outros menores, divididos entre 115 ganhadores. 

Atualmente os memes conquistaram uma conotação específica no ambiente digital em todo o mundo. Em razão da sua popularidade, a tendência é que outras áreas passem a utilizá-los para se comunicarem na velocidade e na intensidade típicas das relações atuais. Os memes vieram para ficar.

De forma condensada em texto e imagem, os memes carregam, muito mais do que somente humor, a possibilidade de transmitir conteúdos diversos. Com essa premissa em mente, a criação memética tem expandido os limites de circulação e alcançado as estratégias de comunicação de diferentes organizações e empresas.

Se no campo da educação e em sala de aula os memes já vêm sendo utilizados como recursos capazes de criar pontes com o público jovem, em outras áreas eles começam a ganhar espaço como recurso comunicacional.

Ao buscar uma linguagem acessível, iniciativas jornalísticas utilizam a lógica dos memes – apontados como um novo gênero textual da era digital – para informar com precisão e sagacidade. 

O MemeNews, uma newsletter diária gratuita, surgiu a partir do debate entre um grupo de especialistas sobre como unir mudanças sociais e humor. Com financiamento da Open Society Foundations, o projeto utiliza memes e GIFs para transmitir aos seus assinantes um noticiário político condensado com elementos de humor crítico. 

Isso não significa que o público seja o mesmo que consome memes nas redes sociais. Por ser uma newsletter, o recorte do uso de e-mail restringe a circulação ao público da faixa etária que ainda utiliza esse meio de comunicação. Para ampliar o público, o projeto também replica os conteúdos em seus perfis no Instagram e no Facebook.

Fonte: MemeNews, em entrevista ao #Museudememes

 

 

Fonte: TIC Domicílios

Fonte: Google Trends

 

 

Fonte: GQ

Em outros contextos, a potência criativa dos memes tem sido empregada como estratégia publicitária. O Guaraná Antarctica, interessado em explorar a linguagem memética em suas campanhas e, ao mesmo tempo, promover uma competição de criatividade entre os consumidores, lançou uma “estartape” virtual chamada Memearia. Em disputa, o prêmio principal de R$ 20 mil e outros menores, divididos entre 115 ganhadores. 

Atualmente os memes conquistaram uma conotação específica no ambiente digital em todo o mundo. Em razão da sua popularidade, a tendência é que outras áreas passem a utilizá-los para se comunicarem na velocidade e na intensidade típicas das relações atuais. Os memes vieram para ficar.

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