São raros os momentos que paramos tudo em nossas vidas. As razões são: vidas cada vez mais aceleradas, interesses cada vez mais pulverizados e um país cada vez mais polarizado. Mas qual a real importância disso tudo? A era do futuro se faz presente e, com as novas tecnologias, as pessoas estão mais empoderadas e se tornaram protagonistas nas suas conexões com o mundo.

 A GRANDE TORCIDA TEM A TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO COMO ESTRELAS 

No mundo atual e virtual, os protagonistas não estão somente em campo. A grande torcida têm a tecnologia e entretenimento como estrelas. Conseguimos inaugurar uma nova era da televisão, e isto é um bom exemplo de como o design único, aliado a tecnologia pode redefinir o futuro do entretenimento. Qualquer informação enriquece a sua experiência durante o jogo, com intermediação da tecnologia e das interações digitais no meio de campo.

Os rituais para acompanhar um jogo mudaram bastante de 2006 para cá. Antes vimos uma ação muito forte dos programas de TV, antes, durante e depois dos jogos. Hoje, acompanhamos a realidade da emoção compartilhada, que permite uma conexão verdadeira por meio das redes sociais, aplicativos, que funcionam como troca de informações e interações entre pessoas do mundo todo, não se restringindo apenas a um ambiente físico.

 A CADA QUATRO ANOS, O TORCEDOR BRASILEIRO BUSCA MAIS INFORMAÇÃO PERSONALIZADA, TECNOLOGIA COLABORATIVA E ENTRETENIMENTO PREZANDO PELA DIVERSIDADE 

A cada quatro anos, o torcedor brasileiro busca mais informação personalizada, tecnologia colaborativa e entretenimento prezando pela diversidade. A cobertura dos grandes jogos é feita por todo mundo, a todo o momento, sendo a cobertura mais visual da história. O torcedor atual quer potencializar a sua experiência televisiva, assistir aos detalhes dos jogos e acompanhar cada lance como se estivesse dentro de campo.

Atenta a esse comportamento a Samsung, por exemplo, criou o aplicativo “SporTV 4K na Rússia”. Mais do que assistir aos jogos ao vivo em 4K, os torcedores contam com reprises de jogos, notícias de dentro e fora do campo, estatísticas e muito mais. A maneira como acompanhamos os grandes jogos mudou completamente. O futuro já é uma realidade.

Erico Traldi é Diretor Associado de produto das áreas de TV e Áudio e Vídeo da Samsung Brasil. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, acumula passagens na AmBev, Philips e Sony.

 

Leia também:
Torcedores do Brasil  |  Uma análise da relação do brasileiro com a Copa do Mundo desvenda como o maior evento do esporte global é capaz de despertar paixões e parar o país.

compartilhe

continue com gente

eSports na TV

A popularidade dos esportes eletrônicos ultrapassa o digital e chega às telas da televisão

6 fev 2020

por Globosat

Esporte Para Sentir

Vozes femininas contam história do futebol

Os desafios e as glórias enfrentados pela jornalista e cineasta Marcela Coelho na direção do documentário sobre um dos maiores times brasileiros

14 nov 2019

por SporTV

Esporte Para Sentir

Linha do tempo do futebol feminino

Entre dribles e gols, o futebol feminino chega à Copa do Mundo da França 2019 precedido por um histórico de superações, conquistas e empoderamento.

28 jun 2019

por SporTV

Esporte Para Sentir

Olé! Conheça os números vitoriosos e históricos do futebol feminino

A Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 dribla preconceitos e disputa conquistas históricas dentro e fora dos gramados.

por SporTV

Esporte Para Sentir

Mulheres no Futebol

Minidocumentário debate sobre a história da mulher no Brasil, com foco no universo do futebol, e aborda a evolução feminina ao longo dos anos no esporte.

22 maio 2019

por Vox We Study People

Além do Gênero

Torcedores em rede

Copa do Mundo 2018 bateu recordes de engajamento virtual: conheça os números.

26 jul 2018

por SporTV

Esporte Para Sentir

As cores do futebol

A lacuna na diversidade étnica entre os treinadores de futebol destoa da crescente demanda por representatividade nos esportes.

19 jul 2019

por Globosat

Esporte Para Sentir

Portas abertas para os esportes

Equipes LGBTQI+ desafiam preconceitos e ressignificam as relações com os esportes. Gays, lésbicas e bissexuais superam o medo e mostram pioneirismo.

20 nov 2018

por Globosat

Esporte Para Sentir

A Copa e a torcida brasileira

Neste vídeo, você vai descobrir o que mais motivou a torcida brasileira nas Copas, os seus rituais e os tipos de torcedores.

17 jul 2018

por SporTV

Esporte Para Sentir

Catarse coletiva: a experiência do torcedor nos estádios

A presença do torcedor no estádio é um poderoso combustível para a paixão pelo futebol. A emoção compartilhada in loco gera um sentimento inigualável.

25 jul 2018

por SporTV

Esporte Para Sentir

Figurinhas da Copa: paixão pelos cromos une digital e analógico

A febre dos álbuns de figurinhas da Copa do Mundo não é passageira: conheça a tradição que une gerações de aficionados por futebol.

24 jul 2018

por SporTV

Esporte Para Sentir

No futebol, o pior cego é o que só vê a bola

Futebol é muito mais do que um esporte. Mergulhe nessa mística e entenda como a imagem dos ídolos transcendeu as 4 linhas e se modificou ao longo do tempo.

3 jul 2018

por SporTV

Esporte Para Sentir