A variedade de conteúdos de vídeo disponíveis na palma da mão seja a um clique no controle remoto ou pelo touchscreen do smartphone cresce cada vez mais. Do "live" ao "vídeo on demand", na internet ou via satélite, as possibilidades são incontáveis.

O desafio não é mais a falta de opções, e sim filtrar o que será assistido e quando. E as mulheres brasileiras mostram que estão aproveitando essas oportunidades, não importa a classe social, idade ou a região do país onde moram.

conteúdos que elas assistem (resposta múltipla)

Das emoções dos filmes aos noticiários, passando por programas culinários, moda, beleza, novelas e esportes, elas mostram que são ecléticas.

As mulheres com 16 anos ou mais afirmam consumir, em média, 7 tipos diferentes de conteúdos de vídeo, mas têm suas preferências claras, como mostra o gráfico abaixo:
Navegue sobre o gráfico.

91% Filmes
81% Séries
73% Jornalismo
66% Novela
63% Culinária, Moda e Beleza
55% Humorístico
52% Show e Música
50% Reality Show
48% Infantil
46% Auditório, Entrevista e Talk Show
32% Esportes
26% Religioso
16% Erótico
    91% Filmes
    81% Séries
    73% Jornalismo
    66% Novela
    63% Culinária, Moda e Beleza
    55% Humorístico
    52% Show e Música
    50% Reality Show
    48% Infantil
    46% Auditório, Entrevista e Talk Show
    32% Esportes
    26% Religioso
    16% Erótico

horas investidas por semana em casa tipo de conteúdo

Apesar de os filmes serem quase uma unanimidade, é nas séries onde elas passam o maior tempo.

Navegue sobre o gráfico.

5,5h Séries
4,4h Filmes
4,2h Infantil
3,9h Erótico
3,7h Religioso
3,6h Novela
3,5h Show e Música
3,2h Jornalismo
3,1h Culinária, Moda e Beleza
3,1h Auditório, Entrevista e Talk Show
3,1h Esportes
2,9h Reality Show
2,8h Humorístico
    5,5h Séries
    4,4h Filmes
    4,2h Infantil
    3,9h Erótico
    3,7h Religioso
    3,6h Novela
    3,5h Show e Música
    3,2h Jornalismo
    3,1h Culinária, Moda e Beleza
    3,1h Auditório, Entrevista e Talk Show
    3,1h Esportes
    2,9h Reality Show
    2,8h Humorístico

As mais de cinco horas semanais são divididas principalmente em seriados de ação e aventura, comédia, investigação e ficção científica, respectivamente.

horas investidas por semana em casa tipo de conteúdo

Apesar de os filmes serem quase uma unanimidade, é nas séries onde elas passam o maior tempo.

média de telas em que cada gênero é assistido por elas

Puxados por uma maior oferta sob demanda que permite uma maior liberdade no seu consumo, os filmes, séries e conteúdo infantil são também os gêneros mais multitela, todos sendo vistos em mais de 2 dispositivos, o que diretamente reflete nas suas primeiras posições no consumo médio.

Gêneros com uma maior força
no ao vivo, como jornalismo e esportes e num consumo habitual diário, no caso das novelas, são os mais consumidos em tela única.

Navegue sobre as imagens.

2,2 Filmes
2,2 Séries
2,0 Infantil
1,9 Show e Música
1,8 Culinária, Moda e Beleza
1,7 Humorístico
1,5 Reality Show
1,3 Auditório, Entrevista e Talk Show
1,5 Erótico
1,5 Religioso
1,5 Jornalismo
1,5 Esportes
1,3 Novela

A Smart TV, que tem entrada recente no mercado em comparação às TVs sem conexão com a internet, já aparece como a mais citada entre todas as telas e deve ampliar a sua dominância nos próximos anos, enquanto
o smartphone aparece na terceira posição.

Navegue sobre o gráfico.

30% Smart TV
23% TV sem conexão com internet
19% Smartphone
13% Computador
10% "Apple TV, Chromecast ou TV conectada a outros dispositivos"
4% Tablet
    30% Smart TV
    23% TV sem conexão com internet
    19% Smartphone
    13% Computador
    10% "Apple TV, Chromecast ou TV conectada a outros dispositivos"
    4% Tablet

Os dados do estudo realizado em outubro de 2018 pelo Painel Online da MindMiners mostram que entre as mulheres a televisão segue popular puxada pela forte presença da Smart TV, e os gêneros com maior presença feminina (novela, culinário, moda e beleza) não são necessariamente os mais populares entre elas. Filmes e séries, capazes de despertar emoções, e a busca pela informação do jornalismo são ainda mais fortes em seus hábitos de consumo.

GÊNEROS DAS 100 EXIBIÇÕES COM MAIOR AUDIÊNCIA ENTRE MULHERES NA PAY TV

Quando voltamos o olhar apenas para o consumo de TV por assinatura, dados da Kantar Ibope Media mostram que entre as 100 exibições da Pay TV com maior audiência de mulheres com 16 anos ou mais nos últimos 12 meses, reality show e futebol dominam o ranking entre este target. Isso mostra o poder de atração desses dois gêneros de conteúdo, que tradicionalmente conseguem bom desempenho não só entre elas mas em diferentes perfis de público em geral.

das 100 exibições com maior audiência entre mulheres nos últimos
12 meses* foram da Globosat

Apesar de os esportes, por exemplo, serem pouco citados por elas na pesquisa MindMiners, que é declaratória e leva em conta o consumo de vídeo em geral, incluindo on demand, o futebol acaba, na prática, mobilizando um grande público na Pay TV, principalmente em partidas decisivas de campeonatos. A análise desses dois dados em conjunto mostra que este tipo de transmissão, por um lado, atinge mais mulheres, mas outros tipos de conteúdo despertam maior afinidade entre elas.

GÊNEROS DAS 100 EXIBIÇÕES COM MAIOR AUDIÊNCIA ENTRE MULHERES NA PAY TV

Quando voltamos o olhar apenas para o consumo de TV por assinatura, dados da Kantar Ibope Media mostram que entre as 100 exibições da Pay TV com maior audiência de mulheres com 16 anos ou mais nos últimos 12 meses, reality show e futebol dominam o ranking entre este target. Isso mostra o poder de atração desses dois gêneros de conteúdo, que tradicionalmente conseguem bom desempenho não só entre elas mas em diferentes perfis de público em geral.

Navegue sobre as estrelas.

42% Reality Show
38% Futebol
8% Novela
6% Jornalismo
4% Filme
1% Esporte
1% Premiação

fontes: Painel Online Mind Miners, outubro de 2018 com mulheres ABCDE 16+.

*MW Kantar Ibope - Regiões Metropolitanas TSV Desagrupado | FUSO TR Premium e PV Premium - Pay Tv | Consolidado: 16 de março de 2018 a 15 de março de 2019 | Faixas Horárias: Horário Nobre: 19h-25h | Mulheres ABCDE 16+ com Pay TV | TVI Audiência% | Tabela de Programação - Gêneros de programas / Critérios de corte: duração 15 min+.

compartilhe

continue com gente

eSports na TV

A popularidade dos esportes eletrônicos ultrapassa o digital e chega às telas da televisão

6 fev 2020

por Globosat

Esporte Para Sentir

Líderes que inspiram

5 perfis de liderança admirados pela geração Z

20 jan 2020

por Globosat

Comportamentos Emergentes

Vozes femininas contam história do futebol

Os desafios e as glórias enfrentados pela jornalista e cineasta Marcela Coelho na direção do documentário sobre um dos maiores times brasileiros

14 nov 2019

por SporTV

Esporte Para Sentir

Do controle remoto ao controle da história

Conteúdos interativos são repaginados em canais de streaming e retomam a participação ativa do público no rumo das histórias

17 out 2019

por Globosat

Comportamentos Emergentes

O que é TV?

Um panorama do que é a TV hoje em dia e da troca de influências com o mundo digital

19 set 2019

por Globosat

Comportamentos Emergentes

Mulheres no comando

Empresas com mulheres em postos de liderança têm melhor desempenho nos negócios – e isso acontece também no Brasil.

20 set 2019

por Globosat

Além do Gênero

Coisa de mulher, né?

Cannes Lions 2019: o que a Dove, o Getty Images e a Girlglaze estão fazendo para combater os estereótipos do mundo da beleza.

20 jun 2019

por B9

Além do Gênero

A transformação do feminino

Noções do que é feminino se distanciam de antigas limitações sociais e ampliam seus significados para uma fluidez que vai além do binarismo de gênero

2 set 2019

por GNT

Além do Gênero

Mulheres no Futebol

Minidocumentário debate sobre a história da mulher no Brasil, com foco no universo do futebol, e aborda a evolução feminina ao longo dos anos no esporte.

22 maio 2019

por Vox We Study People

Além do Gênero

Diversidade, respeito e feminismo interseccional

Quatro mulheres inspiradoras abordam pontos urgentes sobre respeito às diferenças, relações entre indivíduos e os cruzamentos na luta por direitos.

29 mar 2019

por Globosat

Além do Gênero

20 mulheres brasileiras além do seu tempo

Conheça as pioneiras que impulsionaram os avanços conquistados por todas as mulheres na atualidade. Uma lista para entender a força feminina e se inspirar.

6 mar 2019

por Globosat

Além do Gênero

Mamães Millennials

Pesquisa com mães de filhos de até 10 anos traça aspectos do perfil – a Mãe Millennial é independente, produtiva, conectada e está sobrecarregada.

20 fev 2019

por Globosat

Comportamentos Emergentes