Sim e não.

De fato todos vivem ligados aos seus celulares - mas isso não significa necessariamente menos comunicação. Muitas vezes significa mais. O uso universal da tecnologia apenas evidencia que nem sempre a conversa que mais nos interessa está ao nosso lado.

O celular é um objeto concreto em que se pode por a culpa pelo que parece desconexão: de certa forma, ele é mais visível do que um bordado, um livro, um jogo de cartas. É mais invisível também: quando se vê alguém bordando, lendo ou jogando paciência, percebe-se - e aceita-se - o que essa pessoa está fazendo. O celular é mais íntimo e menos evidente, e por isso ainda causa mais desconforto. A internet, porém, ampliou o espaço do diálogo. Não há mais barreiras geográficas. A forma como nos comunicamos mudou.

Uma pergunta pode não ter mais resposta imediata, conversas acontecem ao longo de dias, um pedaço aqui outro ali, mas tudo isso é comunicação. Os netos ficam espantados quando as avós contam que, quando eram crianças, conversavam com os amigos pelo telefone: só som, sem figurinhas ou emojis, saindo de um aparelho fisicamente conectado à parede de casa.

O mundo muda, as gerações mudam, a tecnologia une e afasta.
Entre outras coisas, é sobre isso que a gente conversa.

Cora Rónai é jornalista e colunista no jornal O Globo.

No programa a seguir, do podcast "Aquelas Duas", apresentado por Isabella Saes e Cora Rónai, tem um pouco mais sobre o tema. Tendo como ponto de partida o estudo "Diálogo", disponível aqui na plataforma na íntegra, as jornalistas conversam sobre os diálogos contemporâneos.

compartilhe

continue com gente

Educação dialógica democrática

Metodologia Incluir Para Transformar – conjunto de métodos, procedimentos e ferramentas pedagógicas que proporcionam uma aprendizagem de qualidade.

15 out 2019

por Futura

Expoentes Culturais

Diálogos entre muros

Gente Conversa, programa #4: Cada vez com mais frequência a sociedade enfrenta dificuldades para se reconectar com uma boa conversa. Quais são os caminhos?

26 ago 2019

por Globosat

Comportamentos Emergentes

Narrativas (des)construídas

Descubra as tendências de produção e consumo de narrativas, mostrando a diversidade dessa cena que amplia o alcance de vozes

13 jul 2019

por Globo

Expoentes Culturais

Diálogo – Conexão que atravessa bolhas

Um estudo sobre a qualidade da comunicação nos relacionamentos humanos contemporâneos – afinal, estabelecer diálogo é fundamental para a conexão real

14 jul 2019

por Globosat

Comportamentos Emergentes

Boas histórias nos conectam

Especial Jornalistas: para Soraia Alves, repórter do B9, o jornalismo conseguiu unir suas paixões e ainda ser uma ferramenta de ajuda ao próximo.

8 abr 2019

por Globosat

Expoentes Culturais

Comunicação, uma questão de acolhimento

Os meios digitais nos dão a sensação de que nunca antes tivemos tantos canais para nos comunicar, mas isso não significa que melhoramos as nossas habilidades em comunicação.

17 jan 2019

por Update or Die

Comportamentos Emergentes

Meia Palavra

O poder da comunicação humana pode desvendar as raízes dos desentendimentos contemporâneos e fazer refletir sobre a qualidade das nossas trocas

17 set 2018

por GNT

Comportamentos Emergentes